Quais são as causas da Acne?

Conhecida também como cravos e espinhas, a acne é uma doença de pele muito frequente, que ocorre que atinge grande parte da sociedade, devido à obstrução de folículos pilosos por sebo e células mortas. A condição é comum em locais do corpo como rosto, pescoço, peito, costas e ombros. Mas quais são suas causas?

Existem diferentes tipos de acne, a mais comum se desenvolve durante a adolescência, pois é na puberdade que os níveis hormonais ficam elevados – em especial a testosterona – e acabam estimulando as glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo). A superprodução de sebo resulta em obstrução na pele, com acúmulo de bactérias e inflamação.

Também é uma causa a concentração de células mortas nos folículos pilosos – que pode ocorrer com qualquer idade. O acúmulo das células criam um ambiente onde as bactérias podem prosperar. Esse cenário pode fazer com que o folículo se torne inchado e inflamado, acumulando pus, formando a espinha ou também se abrir e escurecer, gerando um cravo.

Ao contrário do que falam, sujeira na pele e alimentos gordurosos tem pouco efeito sobre o curso da acne. O que pode agravar são alterações hormonais – como por exemplo gravidez ou uso de contraceptivos – além de determinados medicamentos e produtos ricos em carboidratos. O estresse e o suor excessivo também podem ser agravantes.

Existem alguns tratamentos que podem ser feitos para diminuir a acne. Os casos podem ser tratados com cremes, antibióticos ou contraceptivos. Uma simples limpeza de pele já pode ajudar na eliminação da condição. Em procedimentos para diminuir cicatrizes peelings químicos, radiofrequência e até microcirurgias são bons tratamentos para quem procura.

Venha conhecer nossos especialistas aqui na Roberta Erolles Estética Avançada e Micropigmentação, que lhe darão o procedimento mais indicado para colocar fim naquelas espinhas incômodas que atrapalham sua vida!