Cuidados com a pele durante o verão

Curtir uma praia ou o mar, ir à piscina, dar um passeio no parque… O verão nos proporciona ótimas possibilidades. Apesar disso, o sol forte exige que fiquemos em alerta com os cuidados com a pele. Nessa época, a atenção deve ser redobrada com o forte calor, que pode trazer queimaduras e desidratação. Por isso, separamos umas dicas essenciais para curtir essa estação com segurança, deixando a saúde da pele em dia.

Filtro Solar e Hidratantes

Parece clichê, mas essa sempre será a principal dica para o verão (e também para as outras épocas do ano): use protetor solar. Ele é essencial para os momentos em que há exposição a luz solar. O filtro deve ser passado 30 minutos antes dessa exposição e precisa ser renovado a cada 3 horas, principalmente nos casos em que se for entrar na piscina ou no mar.

Mas, este cuidado não serve apenas para quem quer aproveitar os dias de calor. Pessoas que costumam trabalhar na rua, por exemplo, também devem se precaver.

Uma dica adicional importante é o uso de hidratantes após um dia de forte calor. Estas loções ajudam na hidratação, reparando e acalmando a pele danificada pela luz solar. Este método ajuda a evitar a descamação e prolonga o bronzeado da pele. Apesar de ter maior quantidade de melanina, célula que protege a pele da radiação, pessoas negras também devem usar filtros e hidratantes, para evitar queimaduras e outros problemas decorrentes da exposição à luz solar.

Mantenha a pele limpa

É importante manter a pele limpa para não deixá-la ressecada. Dois banhos diários podem ajudar a pele a ficar livre do suor. Usar sabonetes antissépticos é uma boa pedida para eliminar bactérias em regiões mais delicadas como axilas, partes íntimas e pés.

Muitos, no calor, gostam de tomar mais de dois banhos por dia. Neste caso, é preciso ter cuidado. O excesso de água quente e sabão retiram uma barreira natural de gordura e bactérias que são benéficas e protegem a pele de fungos. A dica, para quem passar do segundo banho, é usar somente água, como um refresco para a pele mesmo.

Beber muito líquido

Ingerir bastante líquido é essencial para a hidratação do corpo e os cuidados com a pele. A desidratação pode provocar intensa dor de cabeça e boca seca, por isso é aconselhável beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia no verão.

É possível substituir a água por sucos de fruta, que também são bastante saudáveis. A diferença neste caso é que eles são mais calóricos e podem não ser bons para quem quer manter o peso, então, se essa for a sua opção, tenha atenção nas informações nutricionais da bebida que irá consumir.

Roupas e acessórios

Usar acessórios que reduzem a exposição solar, como bonés e chapéus, além de óculos de sol permitem que você tenha menor contato com a radiação solar. Além disso, roupas leves e de algodão funcionam melhor no calor. Isso porque, elas retêm cerca de 90% da radiação ultravioleta. Barracas usadas na praia também devem ser de algodão ou de lona, já que esses materiais conseguem absorver 50% da radiação ultravioleta.

Evite andar no Sol

As horas mais quentes do dia estão no período entre 10h e 16h. Aqui deve-se evitar o contato com o Sol, pois há riscos para a saúde. O correto neste período é se proteger embaixo de um guarda-sol ou em algum lugar coberto, como quiosques ou árvores, para evitar queimaduras e o risco de insolações.

Se você quer saber mais detalhes sobre os cuidados com a pele no verão, além de realizar tratamentos para deixar a pele saudável e bem hidratada, entre em contato com nossa equipe de especialistas: