Com a volta do forte calor, a escolha do filtro solar é além do FPS

O verão chegou e o forte calor dá as caras em nosso dia a dia. O sol volta a ser uma preocupação e os cuidados com a pele devem ser redobrados. O filtro solar é essencial nesta época do ano, mas nem sempre apenas a escolha de um FPS maior te protege 100% dos raios ultravioleta. Existe também uma formulação de dois tipos de filtros que são importantes: filtros físicos e químicos. E há uma diferença entre eles.

Os filtros físicos, também conhecidos como inorgânicos, são partículas derivadas de metais, que atuam por meio de mecanismos ópticos, refletindo ou dispersando os raios solares. Ou seja, a vantagem desse tipo de filtro é que pouco penetra a pele e são mais estáveis, sendo ideais para os pacientes alérgicos e com sensibilidade cutânea elevada.

Já os filtros químicos são moléculas que absorvem a radiação ultravioleta, por meio de reações químicas, que transformam a energia da radiação ultravioleta e a energia de baixa intensidade, sem que atinja a pele com malefícios da radiação, que é potencialmente cancerígena.

Com isso, cada pessoa deve saber qual o melhor produto para seu uso. Os filtros físicos são recomendados para gestantes, crianças e pessoas com pele sensível ou alérgica. Já os protetores solares químicos são mais indicados para pessoas que sofrem de doenças cutâneas como lúpus ou que sofre com queimaduras e manchas na pele.

Usando estas dicas, alinhado a um bom número FPS, a proteção solar para o indivíduo será benéfica para a pele. Vale lembrar que o recomendado é sempre usar fatores de no mínimo 30. Para pessoas bem branquinhas, o ideal é acima de 50. Sempre passando nas partes mais expostas ao sol do corpo e sempre renovando o seu uso de duas em duas horas.

É importante uma orientação de algum profissional para aplicação do filtro solar correto para você. Cada pessoa tem uma condição diferente e o uso correto do protetor é essencial para manter a saúde de sua pele em dia. Venha e saiba mais sobre o assunto em nossa clínica! Os profissionais da Roberta Erolles Estética Avançada e Micropigmentação estão sempre abertos para melhor orientá-los.